Como vender no Instagram? 


O Instagram é uma rede social muito utilizada para a busca de inspirações e novas interações. 


Para empresas, é uma excelente aliada quando falamos sobre monetização, porque a plataforma converte organicamente interesses do explorar em novos consumidores. Isso acontece porque uma empresa que usa com sabedoria as ferramentas de vendas que a plataforma disponibiliza, tem grandes chances de ser notada pelo grande público e transformar o like em vendas. 


Recentemente o Instagram liberou novos recursos para ajudar marcas, pessoas e pequenas e médias empresas a venderem pela plataforma, estendendo a compra de produtos e serviços a qualquer loja virtual ou criador de conteúdo na rede. A ideia é que as marcas possam usar o Instagram como uma vitrine, expondo ali os preços de seus produtos, e a partir dali redirecionar os seguidores para sites de fora do Instagram. Ao menos por enquanto, a vitrine virtual será gratuita.


Vejo um potencial de vendas grande, principalmente para quem está pensando em iniciar um negócio, pois o Instagram proporciona um crescimento orgânico e contínuo. Usar da criatividade, da personalização, da comunicação e da agilidade podem ser fatores favoráveis para os pequenos negócios que desejam seguir o caminho das vendas virtuais

 

Na venda de produtos, as marcas que mais se destacam neste ambiente são aquelas que criam conteúdo sempre com imagens de boa qualidade e fazendo do perfil uma vitrine atrativa.



Algumas dicas iniciais podem ser seguidas para criar um bom relacionamento e trazer fidelização:



  • Produção de conteúdo – Faça um bom planejamento, a sua produção de conteúdo é determinante para atrair novos consumidores e fidelizar os que já estão engajados. É importante que haja um planejamento de comunicação e marketing digital que demonstre bem os produtos da marca, com imagens bonitas e legendas complementares, bem escritas e objetivas;


  • Regularidade - Estabelecer um padrão de regularidade vai ajudar seu perfil a estar sempre atualizado e aparecendo para os seus seguidores, passando credibilidade. Ter muito cuidado com o exagero de posts também;


  • Exposição de preços - Quem está vendo uma vitrine tem interesse em ver a qualidade do produto, saber se a loja pode atender as necessidades e também ver o preço do que está buscando. Dizer que a pessoa precisa pedir o preço por direct aumenta a jornada, dificultando o processo e aumentando também a probabilidade de a pessoa desistir antes mesmo de tentar;


  • Investimento em anúncios - Com os algoritmos do Instagram mudando sempre, boa parte das publicações das marcas não são entregues a seus seguidores e isso pode ser um problema. Invista uma quantia para patrocinar os seus posts e tenha mais resultados, atingindo mais pessoas.



Além disso, algo que sempre reforço é, o fator humanização deve ser essência, antes de ser tendência para as organizações e quando eu decido seguir por esse caminho eu transformo a minha marca num lugar que fala, sente, pensa, age, além de construir um relacionamento mais aprofundado de confiança, solidez e transparência com o meu público-alvo em toda a sua jornada de compra, não me limitando apenas a venda, mas sim atraindo, fidelizando, retendo e criando fortes vínculos emocionais com meu consumidor.




E aí, gostaram? Espero que essas dicas te ajudem na hora de planejar seus negócios!