Humanização das marcas

Uma marca humanizada não apenas demonstra preocupação, mas se importa genuinamente com as pessoas.


É justamente na construção de projeções e identificações com a marca que a humanização se encontra. Marcas que trilham esse caminho cuidam da natureza, prezam a sustentabilidade, são empresas que admitem erros e melhoram atitudes, que demonstram humildade, generosidade, empatia, humor, enfim, marcas com caráter e qualidades humanas. São marcas que vivem diariamente as práticas firmadas no ESG (Ambiental, Social e Governança).


Uma empresa pode escolher através da linha de seu o posicionamento que tipo de “ser humano” deseja ser: “amigo” como a Nestlé, mãe como OMO, descolada como Chili Beans, cheia de status como a Ferrari, etc. Esse tipo de construção é moroso e detalhado, exige uma arquitetura de ações em sintonia. Vai muito além do marketing da empresa. É uma questão corporativa, porém que se consolida principalmente por ações de comunicação e relacionamento. Se gerenciado eficientemente, nenhum ativo pode proporcionar melhor retorno ao longo do tempo.   

Emoção

Empatia

Ética

Pilares do Marketing Humanizado

Na prática, existem três pilares que tornam essa estratégia mais concreta: 

 

Emoção: contar histórias é apenas uma das formas gerar uma emoção nos seus consumidores. Qual história a sua marca possui? Como você pode contá-la? Fale de você e se conecte com os seus consumidores; 


Empatia: conheça a fundo o seu público e entenda os seus desejos, medos e sonhos. Isso fará com que você tenha mais empatia, consiga conversar de pessoa para pessoa e gere conexões reais; 


Ética: ser ético, por si só, não precisa de explicações, mas de forma objetiva, faça ao próximo somente aquilo que gostaria que fizessem com você. 

O Marketing de relacionamento e o marketing humanizado   

Empresas transparentes crescem significativamente no mercado. O fator humanização deve ser essência, antes de ser tendência para as organizações e quando uma marca decide seguir por esse caminho, ela transforma a marca num lugar que fala, sente, pensa, age, além de construir um relacionamento mais aprofundado de confiança, solidez e transparência com o meu público-alvo em toda a sua jornada de compra, não se limitando apenas a venda, mas sim atraindo, fidelizando, retendo e criando fortes vínculos emocionais com meu consumidor. 

 

Focado no relacionamento com o público por meio da emoção, da empatia e da ética, o marketing humanizado é uma tendência que se tornou necessidade nos últimos tempos, principalmente com o uso das ações de marketing digital e a necessidade das pessoas por experiências ainda melhores, personalizadas para suas dores. Uma empresa transparente já tem uma das principais ferramentas em mãos para a condução da comunicação e do marketing, essa clareza no posicionamento e no “meu lugar no mundo”, aproxima o cliente e faz com que ele sinta uma amizade verdadeira com a marca. 

 

Podemos dizer que o marketing humanizado é uma estratégia que agrega elementos humanos em todas as etapas da jornada do consumidor, incluindo elementos pessoais das duas partes que geram identificação. 


E aí, sua empresa é uma empresa humanizada?