O que você pode fazer para encantar seus clientes? 


Elementos importantes para uma boa experiência de compra: 


- Estímulos sensoriais 

- Comunicação no processo de compra 

- Conforto e conveniência 

- Operação 

- Layout e arquitetura 



A experiência de compra tem se tornado cada vez mais importante para os clientes. Esse tema ainda é recente e tem grande relação com a mudança de comportamento do consumidor. Com isso, novos empresários ou empresários que se viram obrigados a modernizar seus negócios mais antigos, se perguntam diariamente como aplicar essa “nova experiência do cliente” na prática, principalmente no varejo, visto que o e-commerce cresceu absurdamente, mas ainda sim, as vendas na loja física são as principais responsáveis pela fidelização dos clientes, visto que muitos clientes ainda precisam do visual e físico para decidir sua compra.


Nesse caminho da mudança, empresários ganham alguns desafios importantes no seu dia a dia que definem o sucesso do seu negócio, como a concepção que é onde eu crio o projeto, defino cenários, estruturas, estímulos sensoriais, atendimento etc. Esses pequenos detalhes fazem toda diferença na experiência do meu cliente. 


Essas decisões se tornam ainda mais desafiadoras quando falamos de franquias. Como eu mantenho a mesma atmosfera de loja em todas as redes? 


Eu, Maya, acredito e, analisando tudo que venho estudando e vivenciando no mercado, que o segredo para um bom fluir está na presença em campo. Além de investir em estratégia para melhorar a experiência dos consumidores é preciso saber se sua estratégia dá resultados. O empresário precisa estar atento ao seu negócio, treinar constantemente sua equipe, ter a agilidade e estar atento às mudanças de mercado e, principalmente, na região de trabalho (Marketing Service), trabalhar as mídias de comunicação e ter um padrão de atendimento que poderá se dissipar por todas as unidades e se tornar um case de sucesso. 


Precisamos ter em mente que a tecnologia já faz parte da vida do cliente há um certo tempo. Isso favoreceu a mudança de muitos processos do dia a dia das pessoas, inclusive, da jornada de compra. Hoje, é difícil encontrar alguém que não esteja com um celular na mão, ou então que não acesse a internet para se divertir, realizar pesquisas e fazer compras. Essa grande revolução na vida do consumidor trouxe agilidade e empoderamento, o que é muito positivo. E considerando a mudança, todas as áreas e empresas precisarão se reinventar, tanto para melhorar seus processos de venda quanto para oferecer uma maneira inovadora e eficaz para atender o consumidor. 


Com isso, finalizo o meu texto afirmando que o digital é um grande impulsionador da saúde da sua marca. O físico proporciona uma excelente experiência, mas são os feedbacks no digital que definem a fidelização e novos clientes. Por tanto, para grandes empresários do varejo, ter em mente que a experiência de compra física é importante e trabalhar esse aperfeiçoamento diariamente, pode refletir diretamente no digital por meio dos feedbacks, proporcionando assim um crescimento orgânico para o seu negócios. Invistam no varejo, mas estejam atentos ao digital, porque é lá que você acompanha a real saúde da marca.