O conceito de Marketing Verde
Hoje, muitas pessoas são adeptas de empresas sustentáveis. As linhas entre consumidores, valores, crenças e marcas, estão se fundindo e ficando cada vez mais próximas. Existe uma grande expectativa de que, ano a ano, mais empresas se alinhem com seus valores em palavras e ações. Ser uma empresa socialmente responsável e engajada saiu do patamar de ser um “diferencial” para se tornar essencial.
O consumo consciente com a busca por produtos que gerem menor impacto no meio ambiente tem se tornado o grande aliado do crescimento da economia. E quem ainda não abriu o olho para isso pode ficar muito atrasado, o mundo mudou, os consumidores estão mudando diariamente.
Nossas atitudes são definidas pela necessidade emocional de nos sentirmos conectados a um bem maior. Por isso, é fundamental que as marcas se conectem aos seus consumidores nestes três níveis: comportamento (que inclui ações de como utilizar embalagens recicláveis ou reutilizáveis, ingredientes naturais, sem componentes químicos, e energia eficiente); necessidades sociais (valorizar os produtos locais, caseiros, orgânicos e rebanhos criados livres); necessidades emocionais (proteção, reconexão, equilíbrio, compartilhamento, apoio e respeito).
No centro da sustentabilidade ambiental contemporânea está um senso de responsabilidade pessoal de fazer mudanças, de agir de forma sustentável e de considerar o nosso impacto na Terra. As marcas precisam alinhar seus valores ambientais com as emoções certas.