A magia da humanização dentro e fora das organizações
Apesar de as tendências para o ambiente de trabalho irem e virem, as empresas sempre precisarão encontrar novas e criativas maneiras de capitalizar a inteligência, a paixão e a energia criativa de sua força de trabalho, principalmente pensando no consumidor final.
Só porque não é possível atribuir um valor quantificável à magia não quer dizer que ela não exerça um papel poderoso em empresas por todo o mundo. Na verdade, é fácil ver os efeitos da magia nos negócios!
Ela não é listada nos balanços patrimoniais, o seu pessoal da contabilidade provavelmente não mensura o retorno sobre o investimento da magia, nem amortiza a magia no período de 30 anos. Mas, a magia está totalmente atrelada a magia da qualidade, a magia da inovação, a magia da humanização (interna e externa), a magia dos membros do elenco (seus colaboradores), a magia de atendimento e, principalmente, a magia de colocar o cliente como centro de suas decisões. Todas essas coisas se misturam e colocam a empresa num lugar que fala, sente, pensa, age, além de construir um relacionamento mais aprofundado de confiança, solidez e transparência com o meu público-alvo em toda a sua jornada de compra, não me limitando apenas a venda, mas sim atraindo, fidelizando, retendo e criando fortes vínculos emocionais com meu consumidor.
Estamos entrando em uma nova era de concorrência que eles chamam de economia da experiência. Produtos e serviços não passam de acessórios para envolver o cliente nesta nova era. Os clientes querem experiências memoráveis e as empresas devem se tornar encenadoras de experiências.
Focado no relacionamento com o público por meio da emoção, da empatia e da ética, o marketing humanizado é uma tendência que se tornou necessidade nos últimos tempos, principalmente com o uso das ações de marketing digital e a necessidade das pessoas por experiências ainda melhores, personalizadas para suas dores. Uma empresa transparente já tem uma das principais ferramentas em mãos para a condução da comunicação e do marketing, essa clareza no posicionamento e no “meu lugar no mundo”, aproxima o cliente e faz com que ele sinta uma amizade verdadeira com a marca.
Podemos dizer que o marketing humanizado é uma estratégia que agrega elementos humanos em todas as etapas da jornada do consumidor, incluindo elementos pessoais das duas partes que geram identificação. Pensem nisso, uma empresa não constrói nada sozinha, ela descobre o que as pessoas querem e constrói para elas.
Texto escrito com base no livro Os Segredos Da Disney Para Encantar E Fidelizar Seus Clientes.